quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Numero de Versão


Normalmente, quando se trabalha com controle de versões, usa-se um identificador para as versões criadas com o objetivo de diferenciá-las. Entretanto existem diversos padrões de nomenclatura para identificação de versão. Um dos formatos mais utilizados é o com três números separados por pontos: 13.4.2


Essa forma de identificação de versão é uma das mais conhecidas e utilizadas, e é a adotada no IDUFF e em outros projetos da CDS-STIConsidere um numero de versão no formato: A.B.C, no qual os números seguem as descrições abaixo:


A - é o número mais importante da versão do software, alterada raramente, apenas quando é lançada uma nova versão do produto, com muitas novidades e que é conceitualmente nova e diferente das outras. É comum que nessas versões, a compatibilidade com versões anteriores (A menos 1, A menos 2) seja quebrada em diversos pontos.  
B - este número indica atualizações no produto que trazem novas funcionalidades. Vale ressaltar que se o número A não mudar, mudar apenas o B, a compatibilidade com versões anteriores deve ser mantida. Assim, aumentar o número B apenas adiciona as funcionalidades, não altera nem remove elas. 
C - este número indica uma atualização de correção de bug ou melhoria para otimização na forma de  refatoração - lembrem-se que uma refatoração nunca altera o funcionamento, ou seja, o que é feito não é alterado, mas sim como é feito. 
Alteração nesse numero não altera o funcionamento do sistema, pois ele continua seguindo sua especificação. O que pode acontecer é em caso de correção de erro, a funcionalidade que estava tendo comportamento indevido passar a se comportar de outra forma, seguindo o que foi previamente especificado.


 É importante lembrar que em um controle de versões correto, não se deve quebrar a compatibilidade (remove métodos, por exemplo) entre sub-versões do produto, ou seja, sem alterar esse numero. Por exemplo, alguém que utiliza a versão 1.2 de um determinado produto, poderá utilizar qualquer versão 1.x desse produto sem comprometer a compatibilidade e funcionamento do seu sistema. Isso é muito importante quando se planeja reutilizar um software, como no caso de utilização de bibliotecas e APIs.

Agora me digam, qual modelo de identificação de versão vocês usam?

Abraços e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário. Em breve ele estará publicado.